Prepare a casa para o inverno e poupe

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Já em pleno outono e como todos os anos começamos a olhar pelo canto do olho para o inverno que se aproxima. Este período prévio à chegada do inverno é o momento ideal para começar a preparar a nossa casa para a temporada invernal, uma preparação que não só significa ter mais conforto, como também e não menos importante, representa uma forma de poupar muito interessante nos gastos comuns da nossa casa.

pouparQuando falamos de inverno e de poupar em casa, automaticamente pensamos numa questão que é efectivamente fundamental: um bom isolamento para evitar a fuga de calor e os gastos excessivos relacionados com o aquecimento. Desde logo isto é básico, as fugas de calor devidas ao mau isolamento das janelas e portas podem representar perdas superiores a 30% (ou mais) do valor gasto no aquecimento da casa, fazendo com que esses gastos possam disparar de forma proporcional. Contudo isto não é a única coisa que devemos fazer, nem o único campo onde podemos poupar.

Por essa razão, vamos hoje falar sobre alguns dos elementos fundamentais que devíamos ter em conta tanto para garantir o maior conforto possível em casa durante o inverno, como ainda para tentar minimizar os gastos e poupar dinheiro.

Um espaço muito importante e ao qual não se costuma prestar tanta atenção é o dos terraços e varandas, a que podemos ainda juntar perfeitamente os telhados e outras coberturas. É muito importante limpar todos os drenos existentes nestes espaços, assim como fazer uma limpeza profunda e geral das mesmas. Deve-se com isto tentar evitar a acumulação de água e as possíveis e posteriores humidades ou até mesmo inundações que possam vir a acontecer. Nesta mesma linha é importante verificar o estado não só do telhado, como ainda dos algerozes e dos sistemas de drenagem. Isto é algo que deve ser feito periodicamente porque pode vir a causar grandes prejuízos em caso de mau funcionamento.

Outra tarefa importante é fazer uma revisão aos espaços da casa com mais tendência para ter humidades, e caso seja necessário, prepará-los e renovar por exemplo os isolantes ou as pinturas anti humidade. Naturalmente que é muito melhor e mais prático fazer isto previamente e antes de surgirem manchas devido à humidade, para além de ser menos oneroso para o nosso bolso.

Estamos perante duas questões básicas se queremos melhorar a eficácia do aquecimento e poupar nestes gastos.

como pouparO isolamento deve ser todo revisto, repostas as peças danificadas, deterioradas ou em falta. Enfim, deve-se controlar se o isolamento da nossa casa é eficaz, e caso seja necessário, reforçá-lo para evitar perdas de calor. Há que recordar que este tipo de investimento é realmente eficaz e que nos permite realizar grandes poupanças a médio prazo.

Para além de tudo o que referimos anteriormente, podemos ainda fazer outras coisas secundárias para ajudar a isolar ainda melhor a casa, como por exemplo colocar cortinas grossas ou algo parecido. Estas cortinas podem servir como divisórias e como forma de isolar melhor as divisões da casa, apesar de não serem muito eficazes por si só, mas se forem combinadas com outras medidas poderá ajudar imenso a isolar melhor a casa.

Deixe o seu comentário