O desafio de poupar dinheiro em 52 semanas

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

como investirAlguns leitores perguntaram a minha opinião acerca do desafio de poupar dinheiro em 52 semanas que surgiu em vários sites na internet, principalmente nos Estados Unidos.

Pois bem, penso que é um conceito interessante e por isso acho que vale a pena fazer uma pequena análise sobre este desafio.

 

O que é o desafio de poupar dinheiro em 52 semanas?

Este desafio para poupar é uma ideia simples que permite poupar dinheiro de forma progressiva, e que, se for levado à letra, permite juntar 1.378,00€ num ano. Nada mal, e se for mais ambicioso até pode juntar mais dinheiro, se quiser.

A ideia original é poupar 1 euro na primeira semana do ano, 2 euros na segunda e assim por diante. Na última semana do ano (a número 52) teremos de poupar precisamente 52 euros.

Para exemplificar, teríamos de poupar os seguintes valores de acordo com esta tabela:

poupar dinheiro em 52 semanasA intenção é tentar tornar mais fácil começar a poupar, pois inicialmente não é preciso fazer grande esforço. Uma cerveja já custa mais do que isso, pelo que é um objectivo que se pode atingir sem grande trabalho. Faz parte do desafio: começar lentamente mas sem que pareça algo impossível de alcançar.

Mas o desafio de poupar também nos pede um compromisso maior à medida que vamos adquirindo melhores hábitos de poupança. Por essa razão, as semanas seguintes serão muito mais desafiadoras do que no princípio, pois trata-se precisamente de nos comprometermos com o objectivo final. Iremos vendo que afinal o objectivo até pode ser alcançado, e então iremos fazer um esforço maior para conseguir chegar à meta. E isso faz todo o sentido.

Não obstante, o aumento é muito linear. Para muitas pessoas é fácil poupar 1 euro ou mesmo 10 euros por semana, pelo que de início é fácil e sem sequer requer grande esforço. No entanto, para essas mesmas pessoas, poupar 30, 40 ou 50 euros por semana (mais de 200 euros por mês no final do desafio) já pode ser um esforço demasiado grande.

nota falsa

Vale a pena tentar este desafio de poupança?

Para as pessoas que gostam de jogos mas que têm dificuldade em poupar, o desafio da poupança pode ser uma motivação extra para começarem a poupar, pelo que não vejo nenhuma razão para não tentar fazer este desafio.

Mas por outro lado também haverá quem prefira fazer algumas alterações para adaptar o desafio das 52 semanas à sua própria realidade.

Porque não tentar fazer uma pequena poupança de forma constante – 5 euros por mês de início – e ir aumentando todos os meses o valor de forma realista? Ou então porque não colocar a nós mesmos o desafio de poupar todas as semanas o mais que possamos, cortando pequenos gastos como o café ou o tabaco?

Não estou a dizer que o desafio de poupar dinheiro nas 52 semanas do ano não presta ou que não vale a pena. Parece-me um conceito interessante e que pode funcionar bem para muitas pessoas, mas não para todas. Se quiser experimentar, acho que vale a pena tentar: nunca é demais poupar.

E então? Vai tentar fazer o desafio de poupar dinheiro em 52 semanas? Já tentou? O que acha?

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...