Pensamento positivo para poupar mais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

poupar maisO pensamento tem grande influência nos hábitos de consumo. A tendência para o consumismo é frequentemente alimentada por uma atitude que dá prioridade à satisfação imediata dos caprichos. No entanto, este tipo de atitude coloca de lado o planeamento do futuro. Existem pensamentos que nos ajudam a poupar mais. Antes de realizar uma compra, pode (e deve) começar por pensar se já tem algum objecto parecido em casa e que possa cumprir a mesma função.

Ou então, se aquilo que vai comprar é realmente necessário ou tem uma utilidade prática: Quando é que o vai utilizar e com que frequência? Outro ponto a ter em consideração é questionar-se se conhece outra loja que ofereça uma melhor relação entre qualidade e preço.

 

Estabeleça prioridades nos gastos

Outro dos pensamentos positivos para poupar mais é começar a dar valor às pequenas quantidades. Existem muitas lojas que vendem até um parafuso, se for necessário. Mas é preciso ter algum cuidado nesta situação, uma vez que se fizermos muitas compras pequenas, ao longo do tempo também iremos gastar muito dinheiro. Já dizia o ditado “grão a grão enche a galinha o papo”, por isso se fizer um grande número de compras de pequeno valor, também irá gastar muito dinheiro quase sem dar por isso.

Coloque numa balança quais os gastos que lhe compensam mais. Por exemplo, porque não prescindir esta semana de um capricho habitual e destinar esse gasto a para outro fim diferente, como por exemplo ir ao cinema à segunda-feira, que é o dia mais barato.

pensamento positivo

Anote todos os gastos durante uma semana

Ganhe o hábito de levar consigo um pequeno caderno para anotar nele todos os gastos que for fazendo ao longo de uma semana inteira. No final dos sete dias irá ter uma perspectiva mais realista dos seus gastos e poderá finalmente saber onde é possível cortar nos custos.

 

Cuidados a ter com o pensamento positivo

O pensamento positivo é o princípio base de toda a indústria da felicidade. Mas manter permanentemente um pensamento positivo poderá ter o efeito contrário. Para começar, a mente humana tende a desenvolver o que se chama de “efeitos irónicos”, ou seja, quando menos se quer pensar em algo negativo, mais isso acontece. Há mesmo alguns estudos que dizem que as pessoas em sofrimento e que tentam não sentir tristeza levam mais tempo a recuperar. Por isso, da próxima vez que se sentir desmotivado a começar algum projecto intimidante, saiba que isso é perfeitamente normal. O que é necessário é fazer uma gestão equilibrada dos sentimentos.

Deixe o seu comentário