Os 10 mandamentos do cartão de crédito

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cartão de créditoSe pertence ao grupo das pessoas que não tem, mas quer ter um cartão de crédito, ou talvez já tenha mas não sabe muito bem como o usar, então não perca este artigo, feito a pensar em si.

O cartão de crédito por si próprio não é um problema, como muitos sugerem. Os problemas surgem quando se faz um uso indevido dele, pelo que lhe preparámos hoje um artigo com os 10 mandamentos do cartão de crédito, para que possa tirar o melhor proveito do seu cartão.

  1. Compare os vários cartões: Nem todos os cartões de crédito custam ou oferecem o mesmo. Escolha o que se ajustar melhor à sua capacidade de pagamento, e procure ter apenas os cartões que realmente precisa.
  2. Informe-se sobre as taxas de juro e comissões: Saiba qual é o custo anual total, o custo de um novo cartão em caso de roubo ou de extravio, seguros associados, benefícios e responsabilidades. Assim irá saber o que terá de assumir em cada caso.
  3. Antes de assinar, leia o contrato: Esclareça qualquer dúvida com o seu gestor de conta e lembre-se que o banco lhe deve entregar um folheto explicativo juntamente com a entrega do próprio cartão.

Indice

Se já tem cartão de crédito:

  1. Aproveite-o para facilitar os seus pagamentos, para cobrir necessidades urgentes ou situações inesperadas: o cartão de crédito pode ser uma grande ajuda, se for usado dentro dos valores do seu orçamento familiar e da linha de crédito autorizada.
  2. Não pense no cartão como sendo mais algum dinheiro extra para gastar, porque isso poderá estar acima das suas possibilidades: Se começar a utilizar o cartão para os seus gastos diários, poderá acumular uma dívida que depois será mais difícil de pagar.
  3. Liquide o saldo pontualmente todos os meses: sempre que deixar de pagar a tempo, o valor em dívida aumenta e pode dar origem a um registo negativo no seu historial bancário.

Para reduzir o saldo do cartão de crédito:

  1. Pague mais do que o valor mínimo mensal: Tente pagar sempre mais do que o valor mínimo, de forma a reduzir o saldo do cartão e o prazo de pagamento dos valores em dívida. Desta forma irá manter mais facilmente o controlo do seu cartão.
  2. Lembre-se que pode consolidar as suas dívidas: Transfira para o cartão com juros mais baixos a dívida dos restantes cartões. Se tiver problemas de pagamento, deixe mesmo de usar o cartão.
  3. Cancele o cartão que não usar: Informe-se junto do seu banco sobre a melhor forma de anular o cartão.
  4. Verifique sempre o estado da conta: Guarde os documentos comprovativos das operações realizadas. No caso de erros ou omissões, desloque-se o mais rápido possível junto dos balcões do seu banco para esclarecer tudo. Se for vítima de roubo ou extravio do seu cartão de crédito, informe imediatamente o banco.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...