O que fazer com uma nota falsa?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dinheiro falsoDerem-lhe uma nota falsa? E agora o que fazer?

Sempre houve o problema das notas falsas em circulação.  Se alguém lhe deu uma nota que suspeita ser falsa, existem três passos que deve ter em consideração:

  1. Retenha os dados da pessoa ou loja que passou a nota, assim como as circunstâncias em que se deu a troca. Em seguida, dirija-se à polícia judiciária, ao Banco de Portugal ou a uma instituição financeira para verificar a autenticidade da nota. Por fim, relate as circunstâncias em que esta lhe foi entregue.
  2. Lembre-se que está situação vai ser da sua total responsabilidade. Se por acaso pensar em utilizar essa nota – reparou que é falsa e está a pensar em trocá-la -, saiba que está a cometer um crime com pena de prisão que pode ir até cinco anos, independentemente de se tratar de uma nota de 5 ou 500 euros.
  3. Assim que reparar que tem uma nota falsa, dirija-se imediatamente a uma das entidades responsáveis e reporte o caso.

 

Como identificar notas falsas:

 

1- Verifique o holograma

Incline a nota. Nas notas de 5 10 e 20 euros o holograma mostra o número que representa o valor da nota e o símbolo €. Nas notas de 50, 100 ou 500 pode ver o número que representa o valor da nota e uma janela ou pórtico.

 

2- Confira o papel para ver se a nota é verdadeira

Ao tocar no papel consegue perceber se a nota é verdadeira ou falsa. A sua espessura é firme e ligeiramente sonora. Se passar os dedos pela frente da nota, notará que a impressão é mais espessa em algumas partes.

 

3- Analise o filete segurança

Quando segura a nota contra a luz, pode verificar uma linha escura, situada mais ou menos a meio da nota.

 

4- Verifique a marca de água

A marca de água – situada do lado esquerdo – é produzida consoante a espessura da nota. Se segurá-la contra a luz, na parte não impressa, pode ver um conjunto de sombras que formam uma imagem e o número que representa o valor da nota. A transição entre as áreas escuras e claras é gradual. Se colocar a nota sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras.

 

Fonte: Banco de Portugal

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.