O que é realmente um MBA?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

mbaQuem procura equilibrar as suas finanças pessoais tem dois caminhos, ou reduz as despesas ou aumenta os rendimentos. Se optar por tentar aumentar os rendimentos, quanto melhores forem as suas habilitações, melhores serão as possibilidades de conseguir ter um melhor emprego. Neste campo, uma das opções em maior destaque nos últimos anos é a realização de um MBA. Mas apesar de ouvirmos falar muito sobre o MBA, nem todos saberão o que é realmente isso, nem quais os modelos de MBA existentes. É por isso que hoje vamos tentar esclarecer os dúvidas sobre estes cursos.

O MBA (em inglês: Master of Business Administration – MBA) é um programa “generalista” que prepara os participantes para assumirem postos de responsabilidade nas empresas.

Os participantes de um MBA adquirem conhecimentos gerais em diferentes áreas de uma empresa e assumem uma visão global e estratégica da mesma. Por sua vez, os participantes aprendem que é fundamental ter capacidades de liderança, trabalho em equipa e resolução de conflitos na gestão empresarial. O MBA, na modalidade Full-Time, existe há mais de um século nos Estados Unidos e começou a expandir-se na Europa nos anos 50. Inicialmente eram poucos os que possuíam um MBA, pelo que os participantes tinham a garantia de irem preencher postos de responsabilidade e um grande aumento salarial.

Atualmente o MBA está muito difundido e perdeu alguma força. Por um lado, o número de profissionais que possui um MBA é cada vez maior. Por outro lado, há muitas universidades e politécnicos que reduziram os requisitos de admissão. Em consequência, o MBA deixou de ser uma garantia de sucesso profissional. Apesar de tudo, ter um MBA continua a ser uma excelente forma de abrir muitas portas a nível profissional. Quem consegue realizar um MBA de prestigio pode vir a conseguir alcançar um salário anual de 100.000 euros num prazo de apenas três anos, e um aumento de salário na ordem dos 40% após finalizar o MBA. Todos quantos decidam realizar um MBA de menor renome também irão beneficiar deste curso, já que poderá dar um impulso à sua carreira profissional.

Existem vários modelos de MBA: Full-Time MBA, Part-Time MBA, Executive MBA, Specialist MBA, E-MBA, International MBA.

 

Full-Time MBA (a tempo inteiro)

Este é o modelo mais tradicional de MBA. Nos Estados Unidos a duração deste programa é de dois anos,enquanto na Europa costuma ser de um ano.

Este programa é dirigido a jovens com titulo universitário. Em principio, os participantes devem ter pelo menos 3 anos de experiência. Não obstante, há muitas universidades que não exigem experiência laboral.

As universidades que oferecem MBA’s de prestigio são mais rigorosas com os requisitos de admissão e pedem uma nota determinada no exame GMAT (Graduate Management Admission Test). Este exame é realizado em inglês e mede a capacidade verbal, matemática e analítica do estudante.

 

Part-Time MBA (a tempo parcial)

O MBA a tempo parcial apareceu em inícios dos anos 90. Este programa costuma ter uma duração de dois anos na Europa e a carga horária costuma ser menor do que num MBA a tempo inteiro.

O MBA a tempo parcial é dirigido a profissionais no ativo, normalmente jovens. A vantagem principal deste modelo de MBA é que os participantes não têm de renunciar ao seu trabalho atual e assim conseguem diluir melhor o custo do programa. Outra vantagem é que os participantes podem explorar nas aulas situações reais das empresas.

 

Executive MBA

O Executive MBA é um programa a tempo parcial. A diferença entre este programa e o descrito anteriormente é o perfil dos participantes. Para aceder ao Executive MBA é imprescindível ter uma sólida experiência laboral de mais de 5 anos, e pelo menos 3 anos num posto de responsabilidade. É frequente haver empresas a financiar este curso a certos empregado para que este possam assumir postos de maior responsabilidade.

 

Specialist MBA

Existe uma série de MBAs dirigidos a uma determinada especialidade. A especialidade pode ser por exemplo Financeira, Consultoria, Direção Comercial e Marketing, Gestão do Meio Ambiente ou Aeroespacial.

Estes programas despertaram uma grande polémica pois o objetivo de um MBA devia ser o de oferecer uma visão global da empresa. A especialização não devia ser adquirida através de um MBA, mas através de outro tipo de pós-graduação.

 

E-MBA

Este programa é realizado através da Internet e há cada vez mais profissionais e executivos a aderir a este tipo de programa. O grande atrativo do E-MBA é que o participante pode realizar o programa ao seu próprio ritmo, ou seja este MBA permite gerir melhor os estudos, o trabalho e a vida pessoal.

 

International MBA

Este programa costuma ser realizado em inglês e participam estudantes de diversos países. A vantagem de realizar este tipo de programa está no fato de serem adquiridas duas competências muito importantes no mundo laboral atual: o domínio do idioma inglês e o conhecimento de distintas culturas.

Se possível, o melhor será optar por frequentar um em Inglaterra ou nos Estados Unidos. A vantagem de estudar num destes países é nos podemos adaptar rapidamente ao inglês. Por outro lado, o fato de estudar noutro país é prova que se possui uma grande capacidade de adaptação.

Deixe o seu comentário