O que é a oferta de mercado?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Um conceito fundamental da economia é a oferta. A oferta pode-se definir como a quantidade total de um bem ou serviço específicos, que está disponível para os consumidores. Está intimamente ligada com o preço. Tudo o mais estando constante, a oferta de um produto irá depender da variação dos preços. Em conjunto com a procura, a oferta é um dos princípios fundamentais da economia, pelo que conhecer este conceito irá permitir ter uma melhor compreensão do funcionamento da economia.

Num mercado, a oferta é o somatório de todas as ofertas dos diferentes fornecedores. Se existir uma falta de oferta, os fornecedores irão aumentar os respectivos ganhos, mas se pelo contrário houver um excesso de oferta, o preço irá baixar e poderão ocorrer prejuízos. Por tudo isso é necessário conhecer em detalhe a procura existente no mercado.

Num gráfico onde o eixo do X representa a quantidade oferecida e o eixo do Y o preço, a linha da procura terá tendência positiva, o que quer dizer que existe uma relação directamente proporcional entre o preço e a quantidade. Ou seja, quanto maior for o preço de um produto, maior será a quantidade oferecida e consequentemente quanto mais caro for um produto, maior será o interesse dos fornecedores em vender.

A quantidade oferecida depende de variáveis como a utilidade e o preço do produto. Uma mudança nestas variáveis irá fazer com que haja uma deslocação ao longo da curva da oferta. As mudanças tecnológicas por outro lado podem fazer deslocar a oferta para a direita, o que quer dizer que ao mesmo preço é possível oferecer mais quantidade de produto. Em economia é importante conhecer como funciona a oferta e por outro lado a procura de forma ajudar a entender a dinâmica do mercado.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.