O euro perde valor, uma boa notícia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

euro

Esta manhã, enquanto conduzia a caminho do trabalho, estive a ouvir um pouco sobre o que opinavam os especialistas acerca das catastróficas consequências de uma queda do valor do euro em relação ao dólar. Mas, será assim tão mau? Em minha opinião (e da maioria dos economistas certamente), há todo o interesse na desvalorização do euro em relação ao dólar.

Esta situação tem algumas consequências no bolso dos contribuintes, principalmente porque tem feito aumentar o preço dos combustíveis, dado que o euro tem desvalorizado e as compras de crude são feitas em dólares. Em resumo, comprar mercadorias fora da zona euro está a tornar-se mais caro. Da mesma forma, quem quiser fazer turismo fora da zona euro também irá ter de pagar mais.

Então de que nos serve que continue esta tendência de baixa do valor do euro?

A resposta é simples. Se o euro baixar, os bens e serviços de fora da zona euro ficam mais caros, é verdade, mas por outro lado também ficam mais baratos os produzidos dentro da zona euro. Para os estrangeiros, comprar produtos da União Europeia será mais barato, e se algo for mais barato, então irão comprar mais. Da mesma forma, para um país tão dependente do turismo como é Portugal, a desvalorização do valor do euro poderá trazer mais turistas às nossas costas, e isto tem muita importância e interessa-nos imenso.

A depreciação do euro torna-nos mais competitivos: baixam as importações, mas sobem as exportações, e este facto pode ajudar a combater a crise económica no velho continente.

Apenas poderia haver algum problema relacionado com a desvalorização da moeda se os investidores deixassem de confiar no euro e houvesse uma fuga de capitais, algo que não creio poder acontecer tão facilmente, muito por força da solidez da economia alemã.

Imagem | wfabry

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...