Como melhorar a criatividade durante um bloqueio mental

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

criatividade Há sempre momentos de grande pressão na execução de um plano de negócios. Isto faz com que muitas pessoas se sintam completamente esmagadas com os afazeres diários, o prazo de entrega dos projectos, os temas financeiros, a gestão do pessoal, etc. Tudo isso pode dar origem a um bloqueio mental que mata a criatividade, especialmente, num contexto de incerteza como o que atravessamos.

O que fazer então para ultrapassar essa desagradável sensação de impotência?

 

Uma pequena pausa

Faça uma pausa. Vá até à rua e respire um pouco de ar puro. Faça uma tarefa que estava pendente. Leia o jornal. Ou então, tente simplesmente não pensar em nada e deixar a sua mente em branco.

As pausas breves são uma solução quase automática para mudar a perspectiva porque representam um descanso libertador.

 

Brainstorming – Chuva de ideias

Faça um brainstorming como uma solução para a situação que o está a bloquear. Este exercício vai ajudá-lo e ver que existem diferentes formas de actuar perante o mesmo caso. Tente ainda procurar um plano B e se for necessário peça ajuda para novas ideias.

Tente ainda alimentar a inspiração da sua equipa de trabalho através de um feedback construtivo. É muito importante manter um espírito proactivo na busca de soluções alternativas. A criatividade reside em muitos casos em algo tão básico como encontrar uma solução diferente do habitual.

bloqueio mental

Continuar a aprender

Apenas irá conseguir ser verdadeiramente criativo se continuar a actualizar os seus conhecimentos com novas leituras, cursos de formação, assistência em eventos corporativos e de networking. Caso contrário, irá sempre procurar segurança nas mesmas ideias de sempre e que actuam como uma espécie de salva-vidas mas que nada têm de novo.

Para além disso, pode fomentar o hábito de meditar poderá ser uma fórmula prática para educar a mente através de um estado de serenidade que optimiza o rendimento criativo. Há cada vez mais empreendedores a assistir a workshops de mindfulness para reduzir o stress e conectarem-se com o presente através de uma atitude consciente.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...