Conselhos para dar um impulso à sua carreira profissional através do networking

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

O networking é actualmente imprescindível para conseguir um melhor posto de trabalho e dar um impulso à nossa carreira e trajectória profissionais. No entanto, como em tudo o que diz respeito ao âmbito laboral, é necessário ir renovando os nossos contactos e tentar ampliar a nossa rede profissional de forma contínua.

networking

As chaves para impulsionar a carreira profissional

O primeiro passo a dar é definir qual o perfil mais adequado em relação aos nossos objectivos. Neste sentido, é uma boa ajuda fazer previamente um resumo sobre nós, quem somos, a nossa dedicação e quais os pontos mais fortes. São dados relevantes porque causam aquela primeira boa impressão. E já se sabe que a primeira impressão é o que mais conta.

Para além disso, para dar um impulso à nossa carreira profissional, será também boa ideia perguntar a colegas, familiares, amigos, antigos professores ou qualquer outra pessoa com a qual tenhamos alguma relação profissional ligada ao sector de actividade que nos interessa, se têm conhecimento de novas oportunidades de trabalho.

Também será sempre boa ideia retomar antigos contactos porque podem vir a ser úteis em qualquer momento.

Os eventos, fóruns e congressos são outros cenários relacionados com o nosso sector de actividade e que são sempre uma opção interessante, tanto para fazer novos contactos, como para recuperar antigas ligações e obter novas informações que possam ser interessantes para nós.

carreira profissionalNo networking é preciso também não esquecer da importância cada vez maior das redes sociais profissionais e das plataformas de emprego na Internet para reforçarmos a nossa presença online. Só desta forma poderemos estar ao corrente do que está a acontecer presentemente no mercado de trabalho. Neste caso, é sempre importante ter um currículo actualizado e bem organizado. Não se esqueça que é também muito importante ter algumas recomendações feitas por pessoas com quem trabalhou anteriormente no LinkedIn.

Para além disso, tanto nas redes sociais, como nas plataformas de emprego, é preciso ser activo e comentar ou publicar artigos ou informações de interesse, porque só assim será possível conhecer novas pessoas e entrar em contactar com elas, pois são profissionais aos quais seria difícil aceder de outra forma.

E, finalmente, é também preciso cuidar dos nossos contactos, mantendo uma boa relação e tentando dar resposta às questões feitas por eles porque assim será mais fácil lembrarem-se de nós quando houver alguma oportunidade de emprego.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...