Cinco ideias económicas para ter um lar mais amigo do ambiente

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ambienteHoje vamos falar de um tema um pouco fora da linha deste blog. Vamos falar sobre ambiente e sobre algumas ideias para o protegermos, até porque se formos mais amigos do ambiente também estamos a ser mais amigos da nossa carteira, embora neste caso isso até seja o benefício menor.

Levar uma vida mais amiga do ambiente significa poder colocar em prática uma infinidade de gestos ecológicos de forma frequente. Isso vai-nos ajudar a cultivar e ter uma atitude de maior respeito para com o meio ambiente.

Muitos destes pequenos gestos ecológicos acabam por se tornar um hábito. E já diz o ditado que “grão a grão, encher a galinha o papo”, pelo que não só vamos poder poupar dinheiro, como também servir de exemplo a outros lares e ajudar outras pessoas a ganhar consciência sobre a importância de cuidar melhor do planeta.

Neste artigo vamos dar algumas ideias para o ajudar a melhorar o seu comportamento no sentido da defesa e preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que pode obter vantagens e benefícios práticos a nível de poupança e de cuidados de saúde, respectivamente.

 

Invista pensando mais verde

Há uma infinidade de pequenos investimentos que nos podem ajudar a poupar dinheiro levando uma vida mais verde. Os exemplos são muitos. Entre outras coisas, podemos mudar as lâmpadas tradicionais por outras de baixo consumo, comprar um compostador, colocar torneiras e electrodomésticos mais eficientes, colocar janelas de vidro duplo, janelas ou toldos para isolar melhor a casa, etc.

 

Limpeza mais ecológica

Podemos desde logo ventilar diariamente a casa para renovar o ar. É também preciso colocar em prática os conselhos de uso eficiente dos grandes electrodomésticos (máquina de lavar roupa, loiça e frigorífico) que são responsáveis por boa parte da factura da electricidade.

E necessário também não abusar dos produtos de limpeza de composição química e assim melhorar a qualidade do ambiente em casa. Esta atitude vai-nos ajudar a poupar dinheiro e a cuidar do planeta. Se queremos desinfectar com produtos naturais, podemo-los encontrar na nossa despensa: o limão, o vinagre e o bicarbonato.

óleos naturais

Prefira os aromas naturais

Se gosta de perfumar as divisões da casa, tem uma alternativa aos ambientadores convencionais de base química: os óleos essenciais. Utilize preferencialmente os óleos procedentes da agricultura biológica.

Podemos também usar estes óleos essenciais como ingredientes para fazer sabões naturais aromatizados porque são excelentes para dar um toque perfumado aos armários ou até mesmo à limpeza da casa.

Outra ideia é usar carvão vegetal japonês para absorver odores, assim como plantas aromáticas, grãos de café ou a pele de citrinos, apenas para dar alguns exemplos de formas de conseguir ter uma casa bem cheirosa.

 

Em vez de deitar forma, recicle

Em vez de nos desfazermos das coisas que já não nos servem, porque não dar-lhes outro uso ou reciclá-las de forma criativa? Há muitas coisas que têm potencial para serem transformadas em artigos originais (só é necessário alguma imaginação), quer seja pintando-as ou dando-lhes outra utilidade.

Outra possibilidade é dar essas coisas a pessoas que lhe possam dar um melhor uso.

horta caseira

Atreva-se a cultivar

Experimente criar uma pequena horta em casa. Isso está muito na moda actualmente, mas ainda assim custa pôr mãos à obra. A falta de espaço, de tempo, de vontade ou de confiança em nós próprios perante uma nova situação acabam por nos fazer desistir com frequência.

Mas já dizia o ditado: “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, pelo que começar com calma pode ser a solução para cultivar os nossos próprios alimentos.

Comece por cultivar plantas em vasos. Experimente começar pelas ervas aromáticas, como por exemplo salsa, manjericão, alecrim, alface, alho, cebola, tomates do tipo cherry e algumas árvores de fruto em miniatura.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...