Ideias de negócio para ganhar dinheiro em zonas rurais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Ideias de negócio para ganhar dinheiroJá há algum tempo que aqui não escrevia sobre ideias de negócio para ganhar dinheiro, mas este é sempre um tema actual devido à crise e às enormes dificuldades para encontrar emprego nas cidades.

Há cada vez mais pessoas a optar por voltar à terra onde nasceram e a montar um pequeno negócio para poder viver com dignidade. No entanto, nas zonas rurais apenas costumam triunfar dois tipos de empresas: as do sector primário (agricultura, criação de gado e pesca), e as relacionadas com o comércio de alimentação ou serviços relacionados com o turismo.

Apesar dessa limitação, cada vez mais negócios encontram o seu espaço de mercado nas localidades mais pequenas do interior do país, especialmente se nestas zonas houver um número suficiente de habitantes (e potenciais clientes) ou se estão próximo de algum núcleo urbano ou da sede do concelho.

Aqui ficam algumas ideias de negócio que poderão vir a ter êxito em muitas terras do interior do país:

Ideias de negócio para ganhar dinheiro em zonas rurais

  • Fabricação e comercialização de produtos ecológicos: Este tipo de artigos tem um grande mercado à sua frente, uma vez que respeita o meio ambiente e é algo que os consumidores valorizam cada vez mais. Pode dedicar-se a fabricar artigos reciclados, artesanato, alimentos biológicos, etc. A imaginação é o limite.
  • Turismo alternativo. Apesar de haver muito turismo em espaços rurais, faltam empresas que fomentem o turismo nessas mesmas zonas do país. Um dos pontos fortes deste tipo de negócio é poder ter a exclusividade deste negócio numa determinada zona. Pode organizar desde descidas de rios em canoa até excursões a locais desconhecidos da maioria dos turistas. Um conselho: aproveite o potencial cultural da zona.
  • Estúdios de gravação. O meio rural é também um lugar perfeito para este tipo de negócios que sempre esteve localizado nas cidades. É necessário ter um local amplo e com instalações que permitam usar as últimas tecnologias. As localidades do interior têm a tranquilidade que muitos músicos precisam ter para fazer o seu trabalho.
  • Quintas escola: Há cada vez mais uma procura por programas de educação meio-ambiental, pelo que as quintas escolas podem ser um negócio interessante e de grande futuro. O ideal é organizar actividades durante o ano que possam ser visitadas por alunos das escolas, e durante os meses de verão aproveitar para fazer acampamentos para as crianças.
  • Produção artística. O meio rural é o lugar ideal para todo o género de pintores, escritores, artesãos ou restauradores que encontram no campo tanto inspiração, como uma alternativa para se estabelecerem a preços muito mais acessíveis do que nas grandes cidades.
  • Serviços de assistência ao domicílio. Uma das características mais comuns das aéreas rurais é ter uma população cada vez mais envelhecida. Uma possibilidade seria disponibilizar a estas pessoas serviços que lhes torne a vida mais cómoda, oferecendo serviços para trabalhos domésticos ou de assistência a pessoas doentes.
  • Vendas online: Este será sem qualquer sombra de dúvida o canal de vendas do futuro e que permite a qualquer um ter um negócio próprio. Pode vender artigos de artesanato ou produtos típicos da zona. A plataforma online permite reduzir os custos e ter uma maior margem de negociação na venda através da Internet.

Deixe o seu comentário