Os 23 hábitos dos profissionais de sucesso

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

sucessoNão existem realmente fórmulas secretas ou mágicas para conseguir o sucesso, mas podemos saber quais são os hábitos em comum das pessoas que são consideradas triunfadoras.

E mais do que os números, mais do que as grandes ideias, há algo que marca o sucesso de um profissional: são os factores “x” que os diferenciam como uma classe diferente.

Estes factores que são a marca e a referência dos profissionais de sucesso são baseados em diversos hábitos que pode começar a praticar já hoje.

 

Conhecem as competências necessárias para o trabalho seguinte

Todos tentam ser brilhantes nas competências necessárias para o seu trabalho, mas as pessoas de maior sucesso também se preocupam em adquirir os conhecimentos necessários para triunfar nos trabalhos seguintes.

 

Falam nas reuniões

Sobretudo quando estão numa reunião importante. É fácil ficar intimidado pelos chefes ou ficar calado se não entendemos bem o tema que se está a tratar. É fácil permanecer calado e escutar, mas quem tem sucesso não espera que lhe seja dada permissão para falar ou que sejam convidados a falar – querem que todos na sala saibam que têm algo importante a dizer.

 

Vestem-se para o trabalho que querem

Talvez já tenha ouvido isto muitas vezes, mas é uma verdade irrefutável. As pessoas que sobem nas empresas reparam nos que estão acima delas e imitam não só a sua forma de vestir, como também a forma como se apresentam na empresa.

 

Conhecem os chefes e directores

É muito difícil conseguir ser promovido quando o chefe acima não sabe quem você é. Por isso trate de se dar a conhecer aos chefes do seu departamento.

 

Sabem como deve comunicar com os chefes

Se já assistiu alguma vez a uma reunião a nível executivo, sabe que os directores se expressam de forma diferente dos outros. Por isso, e se quer fazer igual, deve aprender a falar com determinação.

 

Tomam as rédeas da situação

Quando é preciso enfrentar um desafio profissional, um obstáculo ou uma equipa com a moral em baixo, a maioria das pessoas encolhe os ombros e diz, “Bem, não há grande coisa a fazer aqui”. Mas as pessoas de sucesso tomam as rédeas da situação e enfrentam o problema.

 

Têm consciência que devem trabalhar mais

Quer seja da parte da tarde, durante uma manhã tranquila ou durante uma reunião, as pessoas de sucesso sabem sempre como devem usar o tempo para fazer algo útil.

 

Procuram oportunidades de liderança

Quer se trate de se oferecer para liderar uma equipa de projecto, voluntariar-se para receber um novo empregado ou assumir a responsabilidade formar novos trabalhadores, quem quer promover-se não espera que apareçam as oportunidades: procura à sua volta onde é necessário haver um líder e lança-se.

 

Procuram aliados na organização

A maioria esforça-se para impressionar os chefes, mas as pessoas de sucesso tentam impressionar toda a gente, desde o administrativo da recepção aos colegas de trabalho e superiores porque sabem que não são ninguém sem uma equipa a trabalhar ao seu lado.

 

Prestam atenção a toda a gente

Saber escutar é uma das virtudes mais procuradas pelos empresários nos potenciais e actuais empregados, e isto está relacionado com a percepção da sua capacidade de liderança.

 

Actuam sempre com profissionalismo

Aceitaria que o seu chefe não cumprisse os prazos e se esquecesse de responder aos emails? Obviamente que não: por isso, se quer subir, deve ser sempre um bom profissional em todas as situações.

 

São pontuais

Não é apenas porque é o mais correcto, mas também porque assim garantem um lugar para se sentarem na mesa de reuniões, em vez de ficarem apinhados ao fundo da sala.

 

Pensam como chefes, não como empregados

Os empregados esperam instruções sobre o que têm de fazer. Os chefes pensam de forma estratégica o que é preciso fazer e fazem. Os empregados fazem bem o seu trabalho enquanto os chefes têm o compromisso de fazer com que os empregados trabalhem bem.

 

Tomam nota das suas conquistas

Infelizmente, embora o chefe pense normalmente que faz um bom trabalho, provavelmente não terá em conta todo o seu bom trabalho. É por isso que as pessoas com mais sucesso fazem o controlo das suas próprias vendas, dos resultados dos seus projectos e dos melhores feedback dados pelos seus clientes.

 

Concentram-se nos resultados, não apenas nos processos

Tal como se faz num currículo, não devemos falar das tarefas de que estamos incumbidos, mas sim dos resultados quantitativos do trabalho que foi realizado.

 

Prestam atenção às pessoas que conseguem promoções

As regras para subir são diferentes consoante a empresa. Há empresas que incentivam os comerciais a ter mais rendimento, outras promovem aqueles que têm bons discursos nas reuniões. Apesar de não haver um verdadeiro modelo, podemos aprender muito sobre o que é necessário para subir numa organização ao observar os comportamentos, os hábitos e as conquistas das pessoas que tiveram sucesso.

 

Escutam os feedbacks

Pode ser difícil ouvir os feedbacks, mas os empregados de alto nível sabem como devem levá-los a sério sem que isso seja algo pessoal. E o que é mais importante, como os levar a cabo.

 

Resolvem os problemas

Qualquer um pode deixar uma queixa na caixa das sugestões, mas a marca de um empregado realmente brilhante é propor soluções para esses problemas. Quando alguém se encarrega de resolver os problemas está a mostrar que lhes importa não só a própria carreira, como também a saúde do negócio a longo prazo.

 

Identificam as deficiências

Mesmo que não existam grandes problemas no seu trabalho, há provavelmente coisas que podem ser melhoradas ou mais eficazes. Se souber identificar e solucionar estas deficiências, irá tornar a sua vida mais fácil e mostrar ao seu chefe que está preparado para melhorar as operações de todo o departamento.

 

Fazem seguimento do negócio no seu conjunto

Os directores seniores não só sabem o que acontece na sua área de trabalho, como também sabem o que acontece no conjunto do negócio para poder ajudar no panorama geral. Um bom começo é estabelecer um Alerta do Google com o nome da sua empresa para estar sempre ao corrente dos últimos acontecimentos.

 

Fazem seguimento das outras áreas de negócio

Se existe uma área que não conhece bem, como por exemplo a área financeira, recursos humanos ou a cadeia de fornecimento, apresente-se junto do pessoal desse departamento e peça-lhes para o deixarem acompanhá-los durante uma tarde para conhecer melhor o seu trabalho.

 

Assumem o compromisso de aprender

Tentam aprender tudo sobre a empresa, a indústria e o mundo em geral. As pessoas com mais sucesso fazem perguntas, assistem a congressos, vão a cursos e trabalham sempre mais para melhorar as suas competências e aprender coisas novas.

 

Socializam

Os chefes sabem que é importante confraternizar. Podem trabalhar no duro das 9 às 5, mas também sabem que é importante ter tempo livre para passar um bom bocado.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...