Ensinar as crianças a economizar

| Fevereiro 8, 2012 | 0 Comentários

economizar

O dinheiro não cai do céu: é necessário ensinar desde cedo as crianças a economizar. Não de forma tão séria como nos adultos, mas com pequenos jogos e esquemas para que ela entenda o valor do dinheiro e que de facto este não cai do céu. Vamos partilhar algumas ideias:

 

Use jarros ou mealheiros para diferentes objectivos

Muitos adultos usam um sistema de diferentes envelopes para guardar o dinheiro destinado a determinada compra, mas este sistema também pode ser aplicado para ensinar as crianças acerca do valor do dinheiro.

Peça ao seu filho que desenhe as coisas que deseja e depois cole cada desenho num mealheiro. Imagine que o seu filho desenha um chocolate, um livro e uma ida ao jardim zoológico. Depois dê-lhe periodicamente a mesma quantia para cada mealheiro. Isto vai ensinar a criança que é mais difícil juntar para determinados objectivos e o valor relativo de cada coisa que ela quer.

 

Utilize uma tabela de objectivos

Assim que o seu filho tiver em mente aquilo que deseja comprar faça uma tabela com determinados espaços correspondentes ao número de dias ou semanas que serão necessárias para poupar o dinheiro suficiente para o comprar. A cada dia ou semana que passar, deixe-a marcar esse espaço, com um desenho ou um autocolante, por exemplo.

Vamos assumir que o seu filho quer um brinquedo que custa 10 euros e você lhe dará 1 euro diariamente. Faça uma tabela com 10 espaços que serão marcados diariamente por ele. Desta forma a criança aprende que poupar ou economizar demora, mas ao mesmo tempo dá-lhe motivação e paciência por saber que está a juntar para um objectivo.

 

Ofereça recompensas por economizar

O dinheiro não cai do céu, mas para ensinar o seu filho a economizar, pode você deixar cair algumas recompensas se ele o fizer. Se o seu filho conseguir economizar determinada quantia ou passar um certo número de dias sem lhe pedir que compre nada, ofereça-lhe uma pequena recompensa, que pode ser material, como cromos, doces ou outra coisa que o seu filho goste, ou sem ser material, como poder ver mais televisão ou deitar-se um bocadinho mais tarde.

 

Dê um bom exemplo

As várias estratégias para ensinar o seu filho a economizar serão muito mais eficazes se ele vir o exemplo partir de si. Mostre-lhe que está a economizar, tenha o seu próprio mealheiro e ele verá que a poupança é natural e faz parte da vida das pessoas. Partilhe também com ele a sua felicidade quando atingir o seu objectivo.

 

Estas estratégias para ensinar as crianças a economizar terão que evoluir com a idade da criança, mas para crianças mais novas – porque de pequenino é que se torce o pepino – estas ideias mostram-lhe que o dinheiro tem valor, custa a ganhar e realmente não cai do céu.

Tags: , , ,

Categoria: Conselhos

Deixe o seu comentário

Poderá também gostar de lerclose