Donald Trump ganhou… e agora? A que vão estar atentos os mercados?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

donald trumpDonald Trump venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos contra todas as previsões e prognósticos, embora já não tanto nos últimos dias. Estes são alguns dos principais aspectos que devemos ter em conta para compreender a sua influência nos mercados financeiros.

 

Trump ganhar foi um imprevisto, mas apenas até certo ponto (h2)

As bolsas têm tendência para reagir com maior intensidade perante acontecimentos imprevistos. Nos últimos dias, a vitória de Trump já não era vista como uma possibilidade longínqua e uma parte dos seus efeitos nas bolsas já havia ocorrido. Não obstante, a notícia em si da vitória republicana irá criar reacções e decisões em empresas e governos de todo o mundo, que serão seguidas de perto pelos mercados.

Nestes primeiros momentos, as cotações podem sofrer algumas variações porque ainda não sabemos como irá ser o mandato de Trump. Posteriormente, as bolsas evoluirão em função das notícias que forem surgindo, com a confirmação ou desmentido de algumas expectativas prévias que se forem formando junto dos investidores. Depois disso as flutuações serão menores.

 

A que vão estar atentos os mercados a partir de agora?

 

A política fiscal de Trump

Os investidores irão querer saber onde vai ser gasto o dinheiro público e até onde poderão chegar as descidas de impostos. Por outro lado, esperam vir a conhecer mais detalhes sobre como essas medidas poderão afectar a dívida pública.

 

As relações internacionais de Trump

Trump propôs uma renovação significativa nas relações internacionais. O foco de atenção mais importante serão os efeitos que isso poderá ter no comércio internacional. Para além disso, prevê-se um eventual aumento da inflação americana devido ao aumento do valor das importações fruto da nova política internacional.

 

As políticas desreguladoras

Trump também propôs reduzir as regulações do mercado. Os mercados irão seguir com interesse a forma como isso irá afectar cada sector em particular.

 

E como é que tudo isto poderá afectar os meus investimentos?

Os mercados podem reagir fortemente perante o desconhecido e a vitória de Trump deixou em aberto muitas questões que precisam de resposta. Esses movimentos podem criar medo nos pequenos investidores. Não obstante, devemos pensar se realmente é o momento de tomar decisões precipitadas de venda dos nossos investimentos.

Sem dúvida que o tempo nos dará toda a informação que precisamos. Hoje não temos muita informação e esta apenas irá sendo conhecida a pouco e pouco.

As decisões de Trump terão muitas condicionantes, sendo provável irmos conhecendo muitas coisas que podem dissipar muitos dos temores de hoje.

Se os investimentos estiverem bem planeados e pensarmos a médio e longo prazo, o mais provável é que a paciência dê bons resultados, uma vez que isto é um processo de longo prazo e nada se ganha ou perde num único dia. Esse é um dos ensinamentos de investidores de sucesso como por exemplo Warren Buffet, que também são aplicáveis a pequenos investidores.

Resumidamente, Donald Trump venceu as eleições, mas o caminho a percorrer ainda é longo para poder ganhar a confiança dos congressistas e senadores, até mesmo os do próprio partido republicano. Mais do que as flutuações naturais dos primeiros dias, é necessário estarmos atentos à concretização das medidas que forem propostas para obter a confiança do congresso, do senado e dos mercados.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...