Dinheiro fácil: a verdade revelada

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dinheiro fácilQuer dinheiro fácil?

Sim, por favor. E já agora diga-me o que tenho de fazer para ganhar muito dinheiro sem ter de trabalhar.

É simples: trabalhar, arriscar, investir, e muitas outras coisas, porque o dinheiro fácil não existe.

É verdade que há formas de ganhar dinheiro menos difíceis do que outras, mas não há almoços grátis.

Há pouco tempo alguém no Twitter (já me está a seguir?) comentou algo sobre os yuppies que ganhavam dinheiro fácil (não me recordo bem do comentário e já o perdi de vista), mas lembro-me de ter dito e pensado que esse mito do dinheiro fácil não era verdadeiro.

Se alguém ganha a vida a pintar e a vender quadros, o contabilista estará convencido de que esse é dinheiro fácil. Quem trabalha em serralharia poder pensar que o comediante de Stand Up Comedy ganha dinheiro fácil.

 

O traficante de droga

Desde o “dealer” de rua até ao chefe máximo da organização, todos partilham uma das coisas mais complicadas e difíceis de lidar em qualquer trabalho: o medo real de perder a vida ou a de um ente querido.

Sim, aparentemente não é preciso ter uma licenciatura ou grandes habilitações para vender droga, mas tenho a certeza que sem ter reais capacidades de sobrevivência, sociais e muita astucia, não durariam muito neste “negócio”.

Perder a tranquilidade, levar uma vida dupla, ou estar constantemente a pensar nos perigos de uma vida ligada ao tráfico de droga, estão longe da definição de ganhar dinheiro fácil.

Para mais informação, veja o filme já algo antigo, mas muito educativo chamado Scarface  que foi protagonizado pelo inigualável Al Pacino.

 

A modelo

Outro trabalho famoso por aparentar não ter grande ciência para ganhar dinheiro facilmente é o de ser modelo. É só sorrir para a máquina fotográfica e “CA-CHING”, começam a cair notas de euro aos milhares, como o mel na fábrica de Willie Wonka.

Um amigo que tem uma amiga que foi modelo profissional, diz que algumas das coisas “fáceis” que ela tinha de fazer no seu trabalho eram:

  • Levantar-se às 5 da manhã para ir a castings ou a sessões de fotografia às 7 da manhã.
  • Fazer exercício TODOS os dias para manter a forma.
  • Fazer uma dieta especial para não engordar nem um milímetro.
  • Ter uma pele com um bronzeado perfeito.
  • Ter sempre uma depilação impecável.
  • Viajar com pouco tempo de aviso, por vezes no mesmo dia.
  • Aprender a caminhar, parar e posar para a câmara mesmo que estivesse doente, deprimida ou realmente cansada.
  • Competir com centenas de outras mulheres, igualmente ou mais bonitas do que ela apenas por um único trabalho.
  • Ser fotografada em condições extremas como: frio, água gelada, sob o sol e com 40 graus de temperatura, com dezenas de projectores apontados à cara.
  • Sobreviver a rejeições frequentes.
  • Lidar com comentários duros e constantes sobre a sua aparência.
  • E como é um trabalho freelance: num dia há dinheiro e trabalho, mas no dia seguinte não se sabe.

 

A verdade sobre o dinheiro fácil

É verdade que muitas destas situações também se passam noutro tipo de trabalhos, mas penso que ficou claro que ser modelo não é especialmente “fácil”. Sim, a lotaria genética tem um papel importante neste caso, mas à parte isso, a carreira de uma modelo é um trabalho árduo. Certamente que é glamoroso, mas fácil não é.

O que pretendo dizer é que o dinheiro fácil é uma ilusão e depende do ponto de vista. É como aquela frase que diz que “o jardim do vizinho é mais verde do que o meu”, mas quando vamos a ver mais de perto não é assim tão verde e até tem pragas.

O único dinheiro fácil que conheço é o que tem origem em heranças misteriosas ou de prémios chorudos do Euromilhões. Mas fora isso, não existe nenhum tipo de trabalho fácil. Há alguns trabalhos mais divertidos, loucos, arriscados, aborrecidos, rotineiros, simples, ou extraordinários do que outros. Mas trabalhar, mesmo que de forma ilegal, nunca é fácil.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.