Dicas para poupar com o cartão de crédito

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cartão de créditoTodos nós de uma forma de outra utilizamos o cartão de crédito para fazer as nossas compras: uma prenda, um jogo de vídeo ou para pagar um jantar num restaurante. Uma das grandes vantagens dos cartões de crédito é o facto de nos evitar andarmos com muito dinheiro vivo para pagar as contas do dia-a-dia. Apesar de não termos dinheiro vivo para pagar no momento da compra, podemos ainda assim comprar o que queremos e pagar o saldo do cartão passados alguns dias ou no mês seguinte.

Mas para usar um cartão de crédito é fundamental ter em conta alguns detalhes para podermos poupar dinheiro, algo que se agradece quando o nosso saldo bancário não é muito elevado. Quando temos de escolher um cartão de crédito, devemos avaliar não apenas os seus custos, mas também os benefícios ou a poupança que ele nos permite fazer.

Por exemplo, alguns cartões de crédito oferecem pontos que se acumulam na conta por comprar em determinados estabelecimentos. Neste caso, é importante consultar o banco para verificar quais são as empresas aderentes. Estes pontos podem representar uma vantagem importante quando queremos poupar porque acumulam-se na nossa conta, o que nos permite ter acesso a outras compras com descontos interessantes.

Todavia, existem mais razões. Certas entidades também fazem promoções quando são compradas maiores quantidades ou quando fazemos as compras em determinadas épocas do ano. Neste caso, temos de estar muito atentos quando se trata de comida ou artigos de consumo básico para o lar, porque é possível adquiri-los a um preço inferior. Apesar disso, há que ter cuidado para não compramos mais do que precisamos, pois pode haver artigos que se podem estragar se passarem do prazo, ou de que simplesmente não precisamos.

pouparOutro aspecto a ter em conta é quando perdemos um cartão de crédito. Neste caso avise o seu banco o mais rápido possível para evitar problemas. Ligue para a linha de apoio do banco e peça a anulação do cartão antes que este possa ser utilizado por quem não deve.

Também existem os reembolsos, ou seja, alguns cartões de crédito devolvem uma percentagem das compras efectuadas com o cartão de crédito. Consulte o seu banco para ver essa possibilidade, mas não se deixe levar comprando mais do que precisa.

Por último, há muitas entidades a oferecer seguros de vida e coberturas para acidentes quando contratamos um cartão de crédito. Na sua maioria são gratuitos e permitem-nos poupar nos prémios do seguro pessoal.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.