Como se desligar do trabalho durante as férias

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Como se desligar do trabalho durante as fériasIsto é algo que todos deveríamos fazer sem pensar duas vezes: esforçar-nos por nos desligarmos do trabalho quando estamos de férias. Algo que parece ser tão óbvio, afinal não acontece assim tão pouco quanto isso, pois estima-se que cerca de 20% da população trabalhadora a nível mundial seja viciada no trabalho.

Mas não são apenas os workaholics que são incapazes de se desligarem do trabalho quando estão de férias (nem de férias, nem nunca), pois também existe uma grande percentagem de estudantes e de trabalhadores que não conseguem deixar de pensar no trabalho ou nos estudos quando estão a descansar. No entanto, diga-se desde já que esta situação não é nada saudável para a mente.

desligar do trabalho

Desligue o computador

Aprender a esquecer o trabalho ou os estudos quando se está a gozar as férias é necessário para manter uma boa saúde mental (e física). Há que aprender a relaxar, a esquecer as obrigações, a desfrutar dos períodos de descanso, para voltar renovado e em plena forma.

E para o conseguir, confirme os seguintes conselhos. Algum poderá ser-lhe muito útil. Para começar, deve programar o último dia de trabalho para que seja tranquilo e para não deixar nada pendente antes de ir de férias. Avise os seus contactos de que irá estar ausente de férias e qual o período previsto da ausência. As redes sociais são uma boa forma de o fazer.

Use o computador e o telemóvel com moderação. Não faz sentido ir de férias para centenas de quilómetros de casa se estiver permanentemente ligado ao escritório através do email. Aprenda a dizer basta e use o telemóvel com moderação até que seja mesmo capaz de o desligar ou deixar em casa durante períodos de duas ou mais horas. E também use menos as redes sociais, mesmo que seja apenas a nível pessoal. Todos merecemos ter algum descanso do mundo social virtual.

Deixe o seu comentário