Como poupar pagando em dinheiro vivo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dinheiro vivoSempre em busca dos melhores conselhos para poupar dinheiro e de criar uma consciência para poupar, hoje vamos falar das vantagens de pagar as contas habituais com dinheiro vivo. Um gesto fácil, mas com o qual podemos poupar muito dinheiro durante todo o ano.

No mundo em que vivemos o uso de cartões de crédito ou de débito aumentou exponencialmente, mas este é um costume que vai contra os principios básicos da poupança pois não nos deixa controlar realmente o nossos orçamento. Se a isso juntarmos os altos juros cobrados pelos bancos pelo uso dos cartões de crédito, pagar em dinheiro vivo pode ser uma excelente medida para o ajudar a poupar.

Se não usarmos cartões de crédito nos nossos pagamentos podemos evitar ficar mais endividados, e não iremos passar por situações dificeis onde tenhamos que recorrer a “créditos rápidos” para cobrir os encargos com os cartões de crédito.

 

Como poupar pagando em dinheiro vivo

  1. Em primeiro lugar evitamos os juros cobrados pelos bancos pelas compras realizadas com cartões de crédito, juros esses que superam sempre os 10% de T.A.E.
  2. Evitamos compras por impulso. Se nos acostumarmos a pagar em dinheiro vivo todas as nossas compras, inconscientemente iremos evitar as compras por impulso pois não teremos outro remedio que nos limitarmos à quantidade de dinheiro que levamos connosco, evitando fugir ao nosso orçamento. Esta parte é muito importante já que poderá assim conseguir poupar muito dinheiro, talvez muito mais do que poderá pensar.
  3. Evitamos “surpresas”. Se tivermos o costume de pagar com cartões, muitas vezes acontece chegar o extracto do cartão no final do mês e verificarmos que excedemos largamente o valor que podíamos gastar. Isso leva a um desequilíbrio nas contas familiares e a uma necessidade extra de financiamento que apenas conseguimos cobrir voltando a usar o cartão, entrando assim numa espiral de queda.
  4. Temos um maior controle sobre o nossos dinheiro: pagando em dinheiro de cada vez que necessitarmos, é necessário ir ao balcão do banco ou à caixa multibanco levantar dinheiro. Desta forma podemos ver quanto dinheiro ainda resta para chegar ao final do mês e podemos ajustar os nossos gastos de acordo com o dinheiro disponível. Quando pagamos com cartão este controle é perdido e acabamos a gastar mais do que o desejável.
  5. Podemos conseguir descontos: em algumas ocasiões, se pagarmos em dinheiro nos pequenos comércios, podem-nos fazer alguns descontos. Isto pode acontecer porque o comerciante evita as comissões cobradas pelo banco pelo pagamento feito através de cartão de crédito ou debito.
  6. Maior segurança: embora nada tenha a ver com poupar, pagar a dinheiro é o meio de pagamento mais seguro. Pagando com dinheiro evitaremos fraudes, burlas com cartões e todo esse tipo de problemas.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.