Como poupar no aquecimento no inverno

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

pouparHoje vamos saber como poupar no aquecimento no inverno e ajudar as suas finanças pessoais.

Ainda agora entrámos no outono, mas o inverno está já à espreita, pelo que será bom começar a preparar-nos para enfrentar as inclemências do tempo e também para pagar mais dinheiro nas facturas da electricidade e do gás.

Quer conhecer alguns conselhos simples e muito úteis para poupar dinheiro no aquecimento da sua casa? Pois bem, tome nota dos seguintes conselhos para ter sempre um ambiente acolhedor e confortável no seu lar, mas sem se assustar quando receber a factura da electricidade ou do gás.

Faça uma revisão aos aquecedores

O primeiro conselho e também o mais importante é fazer uma revisão ao estado em que estão os aquecedores e a caldeira. Não se esqueça de que para poupar e para evitar que o consumo dispare, devem estar a funcionar correctamente. Se for necessário, consulte um técnico especializado quando alguma coisa não estiver a funcionar bem.

Um truque muito fácil que pode fazer você mesmo e que lhe pode ajudar a poupar muito dinheiro é purgar os radiadores. É comum a perda de poder calorifico nos radiadores, (aquecerem menos) muitas vezes por causa de bolsas de ar dentro do radiador. Por exemplo, se ao tocar na parte superior do radiador ela estiver mais fria que o resto do radiador é um sintoma desta deficiência no funcionamento do radiador. É normal que isto aconteça, sobretudo após alguns meses de paragem do sistema, como acontece todos os anos no verão em que o sistema fica parado.

A solução para este problema é relativamente simples e possível de executar por qualquer pessoa, passando por purgar os radiadores, tarefa que deve ser feita no início de cada temporada de funcionamento. Purgar um radiador consiste em retirar o ar que se encontra no seu interior.

Os radiadores normalmente estão equipados de uma válvula de purga manual, que se encontra numa das extremidades superiores do radiador, é nessa válvula que se faz a purga.

Como purgar um radiador de aquecimento central: Com a ajuda de uma chave de radiadores ou em muitos casos (dependendo do modelo do radiador), com uma chave de fendas, basta abrir a válvula de purga e deixar sair o ar todo, quando começar a deitar água continuamente, está purgado e o problema resolvido, pode agora fechar a válvula utilizando a mesma ferramenta que utilizou para a abrir, como saiu ar do circuito e um pouco de água, se o sistema não estiver equipado com uma entrada automática de água, poderá ser necessário abrir a torneira da entrada de água para ajustar a pressão do sistema.

como poupar no aquecimento

Como poupar no aquecimento da casa? Isolando bem a casa

Isolar bem a casa também é fundamental para aproveitar ao máximo o calor e não desperdiçar energia desnecessariamente. É algo muito mais fácil de que se possa pensar e que qualquer um pode fazer. Tão fácil como localizar as pequenas fugas de ar nas portas e janelas e selá-las com silicone, massa de vidraceiro ou uma fita isoladora própria.

Cuidado com o termostato

E por último, não se esqueça de controlar o termostato. Lembre-se que 20 graus são mais do que suficientes e que cada grau a mais significa um consumo extra de mais 7%. Obviamente, lembre-se sempre de desligar o aquecimento durante a noite. Manter o aquecimento ligado toda a noite é um gasto totalmente desnecessário.

E você, que conselhos conhece que nos possam ajudar a poupar no aquecimento da casa?

Deixe o seu comentário