Como investir na bolsa de valores – Regras fundamentais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ganhar dinheiro na bolsaInvestir na bolsa de valores pode ser uma actividade bastante rentável, mas apresenta obviamente os seus desafios, e quem partir para esta actividade sem informação e preparação pode significar bastantes perdas. Apresentamos por isso algumas regras fundamentais sobre como investir na bolsa de valores.

Nunca invista mais do que pode perder

Esta é talvez a regra de ouro para quem se inicia nestas andanças e quer aprender como investir na bolsa, sendo esta a razão pela qual colocamos esta regra em primeiro lugar. Quando entrar no mercado, deve ter noção de que pode perder todo o dinheiro investido, por isso deve apenas investir aquilo que não lhe fará falta para outras despesas e garantindo sempre que fica com uma boa almofada financeira caso os seus investimentos não corram bem.

Não é aconselhável investir mais do que 25% do seu capital, sendo que se está a iniciar a sua actividade, deve entrar apenas com cerca de 10%.

Diversifique a sua carteira de investimentos

Tendo em conta o princípio anterior acerca das perdas, não é também aconselhável que todo o seu investimento seja feito na mesma empresa. Diversificar a sua carteira de investimentos é uma das chaves para investir na bolsa de valores com sucesso, sendo que a quantidade de activos depende do valor com que investiu. Um investidor com muito capital pode ter mais de 20 activos simultaneamente, um pequeno investidor irá ter dificuldade a chegar a este número, mas é sempre preferível ter vários activos pequenos na sua carteira do que todo o seu capital investido em apenas um local.

O mercado tem sempre razão

Para investir na bolsa de valores é necessário ter bastante calma e sangue frio, e acima de tudo estar preparado para aceitar que a nossa análise está incorrecta e não insistir num erro. Se apostou numa subida e o mercado está a descer, então é você que está incorrecto; se apostou numa descida e o mercado está a valorizar, então você está incorrecto.

Lembre-se sempre desta regra, pois por vezes o investidor é afectado pela teimosia e pela fé de que o mercado vai mudar a seu favor, mas o certo que quanto mais tempo mantiver o seu investimento activo mais dinheiro vai perder caso persista num erro.

É muito importante conseguir ignorar o instinto, o que nos leva ao seguinte ponto.

Defina o seu limite de perdas em cada investimento

Quando colocar um investimento activo, deve sempre definir qual é a percentagem de perda máxima que está disposto a perder nesse investimento e colocar uma stop-loss automática. Isto significa que quando esse valor for atingido, o seu activo é vendido evitando assim que continue a perder dinheiro.

Informação, informação e mais informação

Estar informado sobre os movimentos do mercado, sobre as notícias sobre lucros ou prejuízos das empresas e sobre as decisões políticas que influenciam as bolsas de valores é fundamental para quem quer aprender como investir na bolsa. Deve fazer parte da sua rotina ler as notícias que influenciam a sua carteira de investimentos e estar particularmente atento a anúncios de instituições financeiras com capacidade reguladora.

E o caro leitor? Tem algum conselho sobre como investir na bolsa de valores que queira partilhar?

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.