Como investir dinheiro

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

como investir dinheiroTem dinheiro parado no banco e quer saber como investir dinheiro? Se a resposta é sim, saiba que poderia estar a rentabilizá-lo e a investir em diversas opções financeiras ou pessoas de forma a conseguir lucros extra. Mas onde e como investir? Existem opções para todos os orçamentos e para todos os graus de risco, e vamos neste artigo explorar algumas das oportunidades de investimento que lhe podem interessar.

Depósitos bancários a prazo fixo (baixo risco)

Se quer saber como investir dinheiro e tem um perfil de investimento de baixo risco, esta é a forma mais segura de investimento para o seu dinheiro, pois tudo joga a seu favor. É você que escolhe a quantia que pretende investir, durante quanto tempo o depósito estará activo e talvez o mais importante: as taxas de rendimento estão à partida definidas, ou seja, você sabe à partida qual será o seu lucro ao fim de determinado tempo.

Por outro lado, precisamente por ser o investimento mais seguro, é também aquele que proporciona rendimentos mais baixos. Os rendimentos anuais podem variar entre os 2% e os 8% anuais, sendo o período de investimento desde alguns meses até períodos como 10 anos. Quanto mais tempo o seu depósito estiver activo, maior será o seu rendimento.

Tenha em conta que se levantar o depósito antes do prazo estabelecido, o banco irá aplicar-lhe uma penalização no depósito, e como tal é necessário analisar todas as condições antes de investir.

Bolsa de valores (alto risco)

Investir na bolsa de valores é uma forma mais arriscada de investir o seu dinheiro, pois não existem garantias quanto a lucro e as operações estão sujeitas a imprevisibilidades no mercado. Para além disso é necessário estar familiarizado com as operações de cada empresa, bem como estar a par das notícias relativas a essa empresa e à área na qual trabalha.

Por todos estes motivos este tipo de investimento é apenas recomendado para alguém com experiência na área financeira e empresarial, existindo também a opção de recorrer aos serviços de uma corretora, que aplicará o dinheiro por si. Estas corretoras cobram a sua comissão, mas a o seu dinheiro será investido por profissionais com experiência que podem aumentar o seu lucro e minimizar as suas perdas.

Ao contrário dos depósitos a prazo, é necessário dar atenção constante ao investimento, mas se este for bem-sucedido, os lucros serão bem maiores e em prazos mais curtos.

Investir em negócios pessoais

Para além de opções e serviços financeiros, existe sempre uma terceira via onde investir o seu dinheiro que passa por apostar num negócio pessoal que possa gerar lucros ao longo da sua vida.

Os negócios pessoais requerem um bom plano inicial para evitar entrar em aventuras onde vai apenas perder o seu dinheiro, e já que são algo que o vai acompanhar durante muitos anos e que vai requerer de si muito trabalho e dedicação, deve optar por um negócio pelo qual sinta alguma atracção. Tentar profissionalizar um passatempo ou uma paixão sua é uma boa opção para investir o seu dinheiro.

Seja qual for a sua opção de investimento, lembre-se sempre de que a estar informado acerca do seu investimento é um passo fundamental para evitar maus negócios.

E você o que acha destas dicas sobre como investir dinheiro? Quais são as suas estratégias de investimento?

Deixe o seu comentário