Como actuar em caso de mobbing no trabalho

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

mobbing

O mobbing ou violência psicológica sobre os trabalhadores é (infelizmente) um facto. Mobbing é um anglicismo usado para descrever fontes extremas de toxicidade organizacional. Tende a ser uma situação relativamente duradoura e o perpetrador tende a aumentar o pendor agressivo à medida que (não) alcança os seus intentos.

Seja porque é mulher e tomou a decisão de engravidar, ou porque o seu chefe tem uma grande falta de segurança nele próprio, o mobbing é uma das principais causas do stress laboral. Pode ser perpetrado por uma pessoa ou por um grupo de pessoas que exercem uma grande pressão psicológica sobre as suas vítimas.

Quando detectar que está a sofrer mobbing, a primeira coisa a fazer é saber que esta é uma situação inadmissível. O mobbing pode conduzir a estados depressivos, pelo que é muito importante tomar as medidas necessárias para colocar um ponto final a esta situação:

 

Tomar consciência. Deve tomar consciência se está de facto a ser vítima de violência psicológica, ou porque está a ser assediado psicologicamente, a ser submetido a chantagem emocional ou porque o estão a tratar sem o devido respeito que é natural nas relações laborais.

 

Identifique a agressão e o agressor. Deve saber quem é o autor ou autores do mobbing que está a ser feito sobre si, bem como as condutas que estão a ser colocadas em prática.

 

Tome a decisão firme de se defender. Isto, embora pareça ser óbvio, é por vezes o mais difícil, sobretudo quando a pessoa que está a exercer mobbing sobre si é um chefe. Mas se quer acabar de vez com este problema deve tomar uma decisão firme de enfrentar a situação e não voltar atrás.

 

Procure ajuda profissional. O mobbing provoca uma grande angústia e stress, mas a ajuda psicológica pode ajudá-lo a tornar a situação mais suportável (suportável não significa que é admissível).

 

Peça ajuda legal. Desta forma saberá quais os meios e os direitos que tem para fazer frente ao agressor.

 

Procure aliados. É imprescindível que possa contar com alguém neutro a quem possa contar a situação pela qual está a passar e assim poder também desabafar um pouco. Se puder, procure apoio dentro do local de trabalho. Quase de certeza que não será o único a sofrer deste problema. Tenha no entanto atenção ao facto de uma vítima de mobbing se encontrar frequentemente isolada, pelo que também pode procurar por um confidente fora do local de trabalho.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...