As 7 regras de ouro para ser um empreendedor de sucesso

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Para ter sucesso num projecto de empreendedorismo o caminho a trilhar não é fácil. São necessários vários factores para percorrer a via do empreendedorismo da melhor forma, de forma a conseguir cumprir os nossos objectivos.

Segundo a minha experiência, deixo aqui as 7 regras de ouro para ser um empreendedor de sucesso:

empreendedor de sucesso

1. Ser Optimista e Pensar Positivo

Por vezes as coisas podem nem sempre correr bem, mas nunca se deve “baixar a guarda” e deixar levar por essas situações pessimistas, pelo contrário, é preciso pensar sempre positivo mesmo nas situações mais complicadas, porque no final as coisas irão compor-se. A chave não é pensar negativo, mas sim na forma de combater os problemas.

 

2. Organizar o Tempo e a Vida

O tempo é um activo e um recurso não renovável que deve ser usado a nosso favor. Deve ser organizado para que tenhamos tempo para o nosso projecto e para os nossos assuntos pessoais. A melhor forma de organizar o seu tempo é usando uma “Agenda”, que pode ser em papel ou no telemóvel/tablet. A vantagem destes últimos é que por serem electrónicos e configuráveis, notificam-nos sempre dos assuntos no momento ou período pretendido.

 

3. Não ter Medo do Fracasso

Como seres humanos que somos, tememos o fracasso devido à forma como a sociedade nos ensina a olhar em relação ao sucesso de algumas pessoas. No entanto, tenho a certeza que muitos dos empreendedores de sucesso já tiveram a sua quota-parte de fracassos, até atingirem o sucesso. Steve Jobs, por exemplo, considerado um revolucionário na sua área, fracassou várias vezes e de forma “estrondosa”, mas por estar consciente dos seus erros e fracassos, é que seguiu outros caminhos rumo ao sucesso que todos conhecemos. Este género de situações permitem ganhar experiência para conseguirmos enfrentar desafios cada vez maiores.

 

4. Pensar em Grande

Este é um ponto do qual nunca se deve duvidar, quando se pretende rumar para o verdadeiro sucesso. Se pensar sempre em grande, mais cedo ou mais tarde irá conseguir atingir os seus objectivos, independentemente dos obstáculos que tiver pela frente.

 

5. Construir e Implementar uma Estratégia

Não basta somente ter vontade de construir algo (embora ajude), pois uma estratégia devidamente delineada é meio caminho andado para um projecto de sucesso. Esta estratégia deve ser clara, precisa e completa, devendo ser feito um estudo de mercado adequado às necessidades e à expansão do negócio. É recomendável fazer um plano de negócios, seja na forma escrita ou delineado mentalmente, embora na forma escrita permita clarificar quais são os pontos-chave e eventualmente poderá ajudar a captar algum financiamento.

 

6. Ser Paciente e Constante

Sempre ouvi dizer que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, pelo que não se deve esperar ter uma grande empresa do dia para a noite. É preciso ser paciente e constante para obter a merecida recompensa depois de todo o trabalho e esforço empreendidos. Mas atenção, que isso também não quer dizer que espere “sentado” que o dinheiro caia do céu.

 

7. Manter a balança equilibrada entre Gastos – Rendimentos

Quando já tiver o seu negócio a “rolar” irá notar que também os seus rendimentos irão aumentar, mas cuidado para não começar a gastar também demais, mesmo que esses gastos sejam feitos em função de algo produtivo. Gastar demais pode tornar-se um problema quando os gastos ultrapassam os ganhos e gerar muitos problemas financeiros. Deve implementar uma estratégia em relação a este ponto segundo o que explicámos no ponto 5.

 

Estes são algumas questões básicas para ser um empreendedor de sucesso, no entanto o caminho é longo e difícil. Mas é preciso não desanimar e ter fé nas nossas capacidades. E você tem alguma dica que queira partilhar com a comunidade para ser um empresário de sucesso?

Deixe o seu comentário