A Alternativa Inteligente – Evite Viver do Crédito

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cartão de créditoHoje em dia é muito difícil encontrar uma pessoa ou unidade familiar que não tenha cumprir mensalmente as obrigações relacionadas com empréstimos bancários, pelo que convido todos a passarem para a alternativa inteligente.

Mas, o que é a alternativa inteligente? Pois é algo tão simples como andar sempre com dinheiro vivo e pagar todas as compras com este, evitando assim o hábito de utilizar cartões de crédito.

Naturalmente que não é fácil mudar um hábito, neste caso, um hábito mau por um bom, e começar imediatamente a pagar em dinheiro vivo. No entanto, convido-o desde já a tomar as rédeas do seu dinheiro, de forma a poder administrá-lo melhor e (se for caso disso) a estudar e implementar uma estratégia de redução e eliminação de dívidas. E, insisto novamente neste ponto, deve passar a gestão e administração do seu dinheiro para uma alternativa mais inteligente.

Suponho que muitos já estarão a pensar que esta informação é já conhecida e que não há nada de novo. Mas, o problema é que a maior parte de nós não está a desenvolver bem esta estratégia com o dinheiro (provavelmente mais de 90%) e com isso estão a beneficiar o sistema financeiro e bancário, cujos interesses são totalmente opostos aos nossos.

Para melhor ilustrar este ponto de vista, vou apresentar as maiores desvantagens de viver a crédito:

  • Falsa crença de poder.
  • Menor apreciação dos bens adquiridos.
  • É mais caro porque tem de pagar juros.
  • Não nota tanto (quando o utiliza) que gastou dinheiro.
  • Não controla com rigor aquilo que gastou.

E existe uma armadilha referida por Keith J.Cumingham (o pai rico de Kiyosaki), que disse “O crédito leva-nos a uma gratificação imediata e é a raiz de todos os problemas”. Neste ponto, a tecnologia tem-nos levado pelo mau caminho no que diz respeito a separar as pessoas do foco positivo que representa a alternativa inteligente.

Vamos então agora ver com as vantagens e benefícios da integração desta nova forma de gerir o dinheiro que nos passa pelas mãos:

  • Ao pagar em dinheiro vivo irá notar imediatamente a dor de ter que pagar no mesmo momento.
  • Com cartão de crédito há a tendência de comprar mais (até mesmo só utilizando o cartão de débito/multibanco).
  • Pagar em dinheiro vivo desperta a consciência do verdadeiro valor das coisas. Tem assim uma melhor consciência da sua situação financeira.
  • Pagando em dinheiro vivo pode negociar melhor. O dinheiro vivo tem poder.
  • É mais fácil de administrar.

Alternativa Inteligente Um exemplo de grupo de pessoas que utiliza o dinheiro vivo para todo o tipo de transacções de consumo ou comerciais são os chineses. Na sociedade chinesa não há grande interacção com bancos ou entidades financeiras. Levam sempre dinheiro com eles, no dia-a-dia pagam sempre em dinheiro vivo e em relação às necessidades decorrentes do fluxo comercial e novos negócios, os empréstimos pessoais e o uso do crédito são estabelecidos entre as próprias famílias.

E para terminar, deixo aqui um pequeno desafio a quem utiliza pouco o dinheiro vivo. Que tentem criar o (bom) hábito de pagar todas as vossas compras do próximo mês em dinheiro vivo. Não será fácil, mas este novo hábito de superar as resistências que vai encontrar nos próximos trinta dias irá ajudá-lo a melhorar a sua actual situação económica e alimentará em si a motivação para continuar com o passo seguinte que é a criação de riqueza.

A alternativa inteligente não deve ser mais adiada. Comece já hoje.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...