Alterações na prestação da casa com a descida da Euribor

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

euriborNos últimos dias e pela primeira vez na sua história, o Banco Central Europeu (BCE) baixou a taxa directora de 1% para 0,75%. Esta baixa tem uma grande influência na economia da zona euro, uma vez que esta é a taxa de referência segundo a qual são feitos os empréstimos entre bancos na eurozona. No entanto, quais as consequências da descida da Euribor para o comum cidadão?

A consequência mais palpável e principal para quem tem um empréstimo à habitação com taxa de juro indexada à Euribor, é a descida do valor da prestação do crédito à habitação, que poderá ser imediata, no caso de ser altura da revisão do valor da prestação.

Esta situação, tendo em conta que é um dos principais encargos suportados pelas famílias portuguesas, irá ter um grande impacto nos orçamentos familiares, permitindo algum desafogo para todos quantos se vêm em dificuldades para o pagamento da mesma.

No mês passado, a Euribor encerrou nos 1,219%, o que representa uma descida de 0,925 pontos em relação aos valores de há um ano atrás e o nível mais baixo em 26 meses, o que representa um alívio para quem tem um crédito à habitação. Assim, se a taxa Euribor a seis meses baixar proporcionalmente à decisão do BCE, a poupança anual num empréstimo de 150 mil euros, com 1% de spread a 30 anos é superior a 220 euros

No entanto, para quem estiver a pensar em comprar casa, esta alteração não terá grande impacto, uma vez que as margens de lucro dos bancos (spreads) estão especialmente elevados, impedindo assim que as prestações dos créditos à habitação fiquem mais baixos.

E no seu caso? Também prevê que a descida da Euribor e consequentemente da prestação do seu crédito à habitação irá dar alguma folga ao seu orçamento familiar?

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...