8 lições sobre dinheiro para crianças

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dinheiroConheças as 8 lições que todas as crianças deviam aprender para ter uma vida financeira mais saudável.

As finanças pessoais são um tema que devia ser ensinada em casa e nas aulas logo a partir dos primeiros anos de vida. Lidar com o dinheiro é fundamental para as crianças virem a ter uma vida adulta saudável e sem problemas de falta de dinheiro. Infelizmente, isso não faz parte dos planos de estudo oficiais e também raramente é ensinado em casa, uma vez que a maioria das pessoas não faz a menor ideia por onde deve começar. Por essa razão, hoje deixo aqui 8 pequenas lições para o ajudar a ensinar as crianças sobre os problemas de lidar com dinheiro.

 

Lição nº 1

O dinheiro não tem moral. Diga aos seus filhos que o dinheiro não é bom, nem mau. É apenas e somente um meio de troca. Todas as crianças merecem ter uma relação com o dinheiro desenvolvida por elas próprias, e sem grandes interferências por parte dos pais.

 

Lição nº 2

Diga não à gratificação instantânea. Uma das lições mais valiosas que qualquer ser humano pode aprender é a esperar. Todos devem ter consciência de que a vida não se resolve com um estalar de dedos. Quem não aprender a ter paciência, depressa irá aprender o “endividar-se agora, pagar quando puder e ficar com a corda ao pescoço”.

 

Lição nº 3

Poupar deve estar sempre em primeiro lugar. O rico poupa e gasta o que sobrar. O pobre gasta e depois poupa o que sobrar (que nunca sobra…).

 

Lição nº 4

O dinheiro implica responsabilidade. Por exemplo: Se der 10 euros por semana ao seu filho e ele gastar tudo num dia, então ele deve entender que isso acontece apenas porque assim o decidiu, e que terá de aceitar as consequências (sem fazer birras), ficando sem um euro para gastar nos 6 dias seguintes. Tenha cuidado se lhe voltar a dar dinheiro antes de terminar a semana, pois isso irá incutir-lhe um sentimento de falta de responsabilidade.

 

Lição nº 5

Lidar com dinheiro também pode ser divertido: desafie o seu filho a poupar para comprar algo que ele deseja muito ter. Verá que a criança irá ter mais prazer quando comprar e brincar com algo pelo qual lutou. Planear metas e conseguir atingi-las é divertido.

 

Lição nº 6

O dinheiro deve ser usado para resolver problemas, não para magoar ninguém. Se o seu filho estiver a vender uma limonada, está a resolver um problema a quem tem sede. Por outro lado, se “desviar” algumas moedas na escola está a magoar alguém e a criar um problema para ele próprio. As pessoas ganham dinheiro a trabalhar porque através desse trabalho resolvem problemas e necessidades, e não criam problemas a ninguém.

 

Lição nº 7

Quem pede emprestado torna-se escravo de quem empresta. Esta é uma frase da Bíblia (Provérbios 22:7) que não se torna menos verdadeira, quer se seja religioso ou nem por isso.

 

Lição nº 8

A generosidade é a mãe da abundância. Se aprendermos a ser generosos (desde que não abusem de nós, claro), a nossa atenção estará centrada nas oportunidades e não no medo.

Deixe o seu comentário