7 Estratégias para não perder o emprego em tempos de crise

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

empregoNestes tempos de crise, uma das piores coisas que pode acontecer é perder o emprego. Claro que é mau em qualquer altura, mas é pior nestes tempos de crise, quando as pessoas podem ser despedidas dos seus empregos mesmo sendo os melhores profissionais da sua área.

De qualquer maneira, penso que estas pequenas estratégias poderão ajudar:

  • Torne-se mais visível. Não importa se é tímido, faça notar ao seu chefe que chega pontualmente, que assiste a todas as reuniões e que dá boas ideias. Quem não fala também não é escutado, e quando há cortes de pessoal os primeiros da lista são aqueles de que ninguém se lembra.
  • É importante fazer todas as coisas pelas quais se destaca positivamente, como por exemplo ser pontual, cumprir com prazos, etc. De outra forma, será notado mas o mais natural será por ser o número 1 da lista de despedimentos.
  • Trabalhe mais um pouco durante a crise. Geralmente tenta-se sempre fazer o mínimo indispensável porque sente que é “explorado” e por isso está sempre a queixar-se, mas a verdade é que são realmente poucos os que trabalham em excesso e ainda menos os que trabalham mais a troco de nada. Terá muito mais possibilidades de manter o seu trabalho se realmente apresentar trabalho feito.
  • Aprenda e estude. Embora não pareça, este é uma boa altura para melhorar, tirar cursos, fazer acções de formação e todo o tipo de formação que permita melhorar o seu desempenho.
  • Observe o seu local de trabalho e proponha opções aos seus chefes para reduzir custos. Aos olhos de um chefe esta informação terá um valor inestimável pois você tem uma perspectiva mais próxima dos problemas do que ele e por isso mais facilidade em descobrir os pequenos buracos na estrutura da empresa. Será uma acção muito apreciada se for você o primeiro exemplo na redução de custos.
  • Umas das áreas mais onerosas para qualquer empresa são os recursos humanos. Por isso será a primeira a ser afectada quando existem problemas, mas também são o seu recurso mais importante. Faça saber aos seus chefes que o seu trabalho tem valor e porquê. Não assuma que eles já o sabem, nem dê isso por garantido.
  • E por último o meu pequeno segredo da abundância. Assuma e faça o seu trabalho de forma competente que ele nunca lhe faltará.

Boa sorte a todos!

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...