10 Truques para poupar combustível

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

poupar combustivelO que é possível fazer para poupar combustível nas minhas viagens de carro? À parte o preço actual dos combustíveis, pode ajudar o meio ambiente e cuidar do planeta seguindo estes dez truques para conduzir de forma eficiente e fácil. Pode poupar até 160 euros e contaminar menos 25%.

A maior parte dos condutores não dá sequer conta de que com alguns pequenos gestos podem poupar imenso combustível ao volante. Como é possível fazê-lo? Siga os nossos conselhos…

 

1. Reduza a velocidade

Um carro a 110 km/h gasta menos cerca de 30% do que andando a 140 km/h. Desta forma, ao levantar um pouco o pé do acelerador pode poupar uns 3 euros.

 

2. Ir ao posto de combustível apenas de manhã

Ao início da manhã os tanques ainda estão frios e o combustível tem mais densidade. Desta forma o depósito ficará um pouco mais cheio. Por outro lado, se abastecer mais lentamente irão formar-se menos gases dentro do depósito. Com este truque poderá poupar combustível no valor de 2 euros.

 

3. Não pise o acelerador ao arrancar

Se tiver um carro a diesel deve esperar alguns segundos antes de iniciar marcha. Também é importante usar a primeira velocidade apenas para iniciar marcha e mudar para segunda logo que possível.

 

3. Evite andar com o carro muito carregado

Um carro com a mala cheia e com coisas no tejadilho pode consumir até mais 39 por cento de combustível. Sempre que for possível, viaje com pouca carga e sem nada no tejadilho. Pode poupar até 5 euros.

 

4. O motor deve andar (sempre que possível) a baixas rotações

Procure não exceder as 3.000 rotações por minuto e tente circular com uma velocidade o mais elevada possível. Apesar de ter de pisar mais o acelerador, poderá ainda assim poupar algum combustível.

 

5. O carro deve circular sempre em bom estado

Circular com os pneus em mau estado aumenta o consumo em 3 por cento. Acontece o mesmo se andar com os filtros do óleo e do ar demasiado sujos. Pode poupar quase 2 euros mantendo o carro em bom estado.

 

6. Não abuse do ar condicionado

O ar condicionado aumenta o consumo de combustível em cerca de 25% se estiver no máximo, e cerca de 10 por cento se optar por levá-lo no mínimo.

O ideal é sempre levar a roupa mais adequada à estação do ano fazer um uso racional do ar condicionado. Pode poupar até 10 euros.

 

7. Conduza com calma

Deve tentar evitar acelerar e travar bruscamente, e deve ainda manter uma velocidade constante.

 

8. Se parar mais do que um minuto…

Quando prever que pode ficar parado mais do que um minuto, o melhor é desligar o motor. Embora possa pensar que não, poupa-se mais do que tendo o carro a trabalhar, segundo os especialistas da General Motors.

 

9. Não ande com as janelas abertas

Se levar as janelas abertas durante a marcha, consumirá mais 5% de combustível devido ao atrito. É importante levar as janelas totalmente fechadas. Poupança estimada: 2,5 euros.

 

10. Tem que trocar de carro? Já pensou nos modelos mais ecológicos?

Se o seu carro é muito velho e está a pensar em trocá-lo, talvez deva considerar a hipótese de adquirir um carro mais ecológico. Experimente dar uma vista de olhos num carro eléctrico se apenas se deslocar dentro da cidade, ou um hibrido que consume menos de 80% em cidade e até 40% a menos em estrada normal.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...