10 formas para fazer compras de forma mais eficiente e poupar mais

| Janeiro 21, 2013 | 0 Comentários

poupar

Uma das melhores formas de poupar dinheiro quando vamos ao supermercado é garantindo que se é o mais eficiente possível quando fazemos compras. Desorganização e falta de eficiência quase sempre tem como resultado gastarmos mais dinheiro do que pretendíamos ou queríamos gastar. Há muitas coisas, aparentemente insignificantes, mas que podem nos podem fazer gastar mais, as quais no seu conjunto podem representar um acréscimo de custos bastante apreciáveis. É para evitar isso que hoje aqui deixamos 10 formas de gerir mais eficientemente as nossas idas ao supermercado.

 

Fazer uma lista

Este é o mais básico dos conselhos para poupar dinheiro quando vamos às compras no supermercado, mas não deixa de ser a forma mais eficiente para gastarmos apenas o que está planeado. Uma lista de compras ajuda a gastar apenas nas coisas que realmente precisamos. Se já conhece bem a disposição do supermercado, pode ir logo diretamente ao local onde estão os produtos que necessita.

 

Orçamento mensal ou semanal

Estabelecer um orçamento mensal ou semanal para as compras irá ajudar a definir exatamente o que precisa, quando for ao supermercado. Um orçamento irá ainda ajudá-lo a fazer a lista de compras e a garantir que apenas irá gastar o que está planeado.

 

Conhecer a disposição do supermercado

Quando se conhece bem a disposição do supermercado, fazer compras torna-se mais fácil. Saber onde estão os produtos, não só ajuda a encontrarmos mais facilmente o que precisamos, como também a demorar menos tempo para fazer compras. Quanto menos tempo estiver dentro do supermercado, menos provável será comprar produtos desnecessários. Para além de tudo isto conhecer bem onde fazemos compras, evita com que sejamos distraídos por artigos estranhos que não havíamos visto anteriormente.

 

Panfletos de publicidade

Dar uma vista de olhos aos panfletos de publicidade do supermercado também pode ser uma boa ideia por várias razões. Quando estamos a fazer compras, se conhecermos o que está à venda ou em promoção, isso poderá ser uma vantagem a nosso favor. Conhecer com antecedência os produtos e promoções é uma vantagem porque nos permite gerir as compras com mais eficiência. Quando fazemos as nossas compras e encontramos um novo produto, pensamos sempre se será boa ideia comprá-lo, mas quando você já sabe que esse produto está à venda, então não tem de decidir na hora se precisa ou não de comprar esse mesmo produto.

 

Compras Online

Já aqui falámos sobre fazer as compras online, uma vez que já existem alguns supermercados que permitem fazer isso e que fazem a entrega em nossa casa. Umas das coisas boas nas compras online é que podemos guardar na nossa conta os artigos que comprámos na última vez. Desta forma a única coisa a fazer é apenas adicionar o que estava já gravado na nossa conta ao carrinho de compras. Naturalmente que é necessário (e conveniente) fazer um valor mínimo de compras, para nos fazerem a entrega em casa, mas não deixa de ser uma forma muito eficiente de fazer compras. Pesquisar um artigo online é mais rápido e eficiente do que procurá-lo nos corredores de um supermercado.

 

Saber o que queremos

Talvez seja também boa ideia manter uma lista das coisas que mais utiliza na sua cozinha. Já alguma vez parou em frente a uma prateleira de produtos a pensar de precisa de uma embalagem de cereais para o pequeno-almoço? Ter uma lista dos produtos que tem na sua dispensa irá evitar que perca tempo a pensar se precisa de comprar mais alguma coisa.

 

Fazer uma lista das coisas que estão quase a acabar

Já sabemos que é uma boa ideia ter uma lista das compras a fazer ou uma lista das coisas que já tem, mas também é uma boa ideia fazer outra lista com as coisas que estão quase a acabar. Isto irá ajudar a controlar o seu stock de produtos e a saber se terá de comprar também alguma coisa que esteja quase a acabar. Assim irá evitar perder tempo a pensar se tem alguma coisa a acabar ou se precisa realmente de comprar já esse produto.

 

Planear as refeições

Já alguma vez foi ao supermercado e de repente sentiu-se inspirado a fazer uma refeição totalmente diferente do que tinha planeado? Já alguma vez procurou no smartphone por uma determinada receita para verificar se precisa de mais alguma coisa? Planear as refeições cuidadosamente irá ajudá-lo a fazer as comprar mais rapidamente. Assim não irá perder tempo a pensar se quer fazer um novo prato ou se precisa de comprar mais algum artigo.

 

Não fazer compras com fome

Fazer compras com o estômago vazio é um dos piores erros que podemos cometer. Tudo irá parecer mais tentador e os cheiros vindos da zona da padaria irão fazer com que permaneça mais tempo dentro da loja a pensar no que quer comprar.

 

Faça compras sozinho

Fazer compras com outras pessoas irá distraí-lo e atrasá-lo. É ainda frequente, quando fazemos compras na companhia de outras pessoas, sejam elas amigos ou crianças, que nos convençam a comprar produtos de que não precisamos. Fazer comprar sozinho, se for possível, irá ajudá-lo a comprar apenas o que realmente necessita, sem distrações e mais rápido.

Tags: , , , , , ,

Categoria: Economizar, Finanças pessoais

Deixe o seu comentário

Poderá também gostar de lerclose